MULHERES
Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais: 14 novas entregas em São Sebastião/DF
27 de março de 2025 ás 14:18:10


Credito : N/A

Durante a manhã desta quarta-feira (26), em São Sebastião/DF, 14 agricultoras familiares assinaram o termo de recebimento do Programa de Quintais Produtivos das Mulheres Rurais. A iniciativa visa apoiar os quintais produtivos com fomento, assistência técnica, cisternas e comercialização, além de assistir a produção agrícola, gerando emprego e renda.

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, abordou durante o ato a felicidade em acompanhar a entrega, que é resultado de reinvindicações feitas através da pauta da Marcha das Margaridas.

“Eu tenho certeza que a minha felicidade também é de tantas outras mulheres daqui do DF e do Brasil. Esse momento é a concretização de um sonho se tornando realidade, porque desde 2015 nós pautamos na Marcha das Margaridas os quintais produtivos. Este momento reconhece que as mulheres, a partir do pouco e nos seus próprios quintais produtivos, produzem comida de verdade e de qualidade”, afirmou Mazé Morais.

Os quintas produtivos são importantes não apenas para garantir a segurança alimentar, mas também para contribuir com a conservação da biodiversidade. Eles têm o potencial de garantir comida fresca e nutritiva para a população, fortalecer a agroecologia e promover renda extra.

“Na pauta da Marcha das Margaridas de 2023 reivindicamos o fomento de 1 milhão de quintais produtivos em todo Brasil. Apesar das entregas que estão acontecendo, ainda estamos longe deste número. Por isso, seguiremos lutando para que haja orçamento para que essas entregas continuem acontecendo”, avaliou a secretária.

O ato foi realizado na Horta Girassol, localizado em São Sebastião/DF, um antigo aterro sanitário que hoje produz comida saudável, plantas medicinais, garante renda para diferentes famílias e auxilia na educação ambiental dos moradores da região. Antes do ato, inclusive, foi oferecido um café da manhã nesta propriedade.

A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, acompanhou o ato e compartilhou que “os quintais produtivos contribuem para que essas mulheres consigam ter acesso às políticas públicas, tanto na questão de Assistência Técnica e Extensão Rural quanto na possibilidade de discutir como é a unidade que também trabalha com a questão de plantas medicinais e fitoterápicos. Então, para nós da CONTAG, esta ação vai além da importância das mulheres produzirem alimentos saudáveis, também perpassa pela produção de plantas como matéria-prima para fabricação de medicamentos.”

A secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, também esteve presente e avaliou que “o Programa Quintais Produtivos das Mulheres Rurais também tem o potencial de ampliar as discussões sobre as plantas medicinais e fitoterápicos que representam uma grande oportunidade para a agricultura familiar. As mulheres produzem plantas medicinais em pequenas áreas, a iniciativa dos quintais produtivos representa uma oportunidade de melhorar essa produção promovendo inclusive a promoção de saúde da população.”

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG

Outras Notícias