ANO 2007
3ª Marcha das Margaridas
2007 razões para marchar contra a fome, a pobreza e a violência sexista
E Seguindo com este lema e com cerca de 70.000 mulheres nas ruas de Brasília, a Marcha das Margaridas coroou sua 3ª edição amadurecendo politicamente sua pauta na medida em que apresenta também uma concepção de desenvolvimento e ampliando suas parcerias, contando também com segmentos urbanos. Sua Plataforma Política foi sustentada com a elaboração do primeiro Caderno de Textos para estudo e debates, a Carta da Marcha das Margaridas 2007 que, de forma tocante e profunda, apresentou o caráter, objetivo e os temas, reforçando o compromisso das mulheres do campo e da floresta em seu esforço mobilizatório e de reivindicação, além da pauta completa e uma específica dirigida ao Poder Legislativo brasileiro. Num esforço importante de síntese, a Coordenação Ampliada da Marcha também produziu um documento com 13 pontos prioritários extraídos de sua Plataforma Política. Em 2007, os temas geradores sobre os quais se desenvolveram Plataforma Política da Marcha das Margaridas são: Terra, Água e Agroecologia; Segurança Alimentar e Nutricional e a Construção da Soberania Alimentar; Trabalho, Renda e Economia Solidária; Garantia de Emprego e Melhores Condições de Vida e Trabalho das Assalariadas; Política de Valorização do Salário Mínimo; Previdência Social Pública, Universal e Solidária; Em Defesa da Saúde Pública e do SUS; Educação do Campo não Sexista; Combate à Violência Contra as Mulheres. Foi também neste ano que a identidade “mulheres do campo e floresta” foi introduzida na Marcha das Margaridas para ampliar e politizar o que antes era sintetizado na identidade de “mulheres trabalhadoras rurais”. Com isso, as mulheres extrativistas das florestas conquistaram a visibilidade, e a Marcha das Margaridas passa a assumir ainda mais profundamente seu compromisso com as mulheres, reconhecendo e visibilizando as especificidades de agendas políticas e de trajetórias de luta por reconhecimento e inclusão social.

PAUTAS | 3ª Marcha das Margaridas - 2007

Materiais
Coordenadora geral da Marcha 2007 e 2011
Carmen Foro
Carmen é agricultora familiar, cabocla, amazônica, da cidade de Moju, da região do Tomé-Açu, Nordeste do Pará, atua hoje como Secretária de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério da Mulher. Foi a primeira mulher vice-presidenta da CUT e a primeira dirigente a assumir a Secretaria de Meio Ambiente, tendo sido também secretária-geral da CUT Nacional. Carmen foi também Secretária de Mulheres da CONTAG no período em que coordenou a Marcha das Margaridas, em 2007 e 2011.


Veja outras edições da Marcha
2000
2003
2007
2011
2015
2019
2023
ANO 2023
7ª Marcha

Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver!

Ainda estamos em construção, mas em breve estaremos nas ruas de Brasília, para mostrar nossa resistência. Durante os últimos anos, nós vivemos momentos sombrios e de muitas incertezas, atravessadas por um projeto político de morte, onde atuamos incansavelmente em defesa da vida, construímos nossas histórias, protagonizamos a luta em defesa dos nossos direitos, resistimos e procuramos formas de nos organizar a partir de questões do nosso cotidiano. Nós mostramos que há resistências!