ANO 2015
5ª Marcha das Margaridas
Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade
Sob o lema da 5ª Marcha das Margaridas em 2015 “Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”, mais uma vez as mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades pisaram no asfalto quente de Brasília (DF). Em meio a uma conjuntura complexa, não apenas em nível nacional, mas também mundial, em meio uma crise política no país e em um momento de muitos desafios para os movimentos sociais, essas mulheres, mais do que nunca, mostraram a sua garra, persistência, energia, reforçando frente a conjuntura brasileira daquele momento, a defesa incondicional da democracia como condição fundamental para seguir avançando na construção de um país mais justo e igualitário.

SOMOS TODAS MARGARIDAS DO CAMPO, DAS FLORESTAS E DAS ÁGUAS!
A Pauta da Marcha das Margaridas de 2015 apresentou reivindicações das Margaridas do campo, das florestas e das águas, seguindo sete eixos:
  • Eixo 1 – As Margaridas na Luta por Terra, Água e Agroecologia: Pilares de Sustentação da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional;
  • Eixo 2 – Margaridas em defesa da Sociobiodiversidade e dos Bens Comuns;
  • Eixo 3 – Margaridas em defesa da Autonomia Econômica, do Trabalho e da Renda para as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas;
  • Eixo 4 – Margaridas em defesa da Educação Não-Sexista, da Educação Sexual e da Sexualidade vivida com Liberdade;
  • Eixo 5 – As Margaridas no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres;
  • Eixo 6 – Margaridas em defesa do Direito à Saúde e aos Direitos Reprodutivos;
  • Eixo 7 – Margaridas em defesa da Democracia, do Poder e da Participação das Mulheres.
  • Além disso, apresentou proposições específicas de cada região do país, destacando-se a voz das Margaridas da Amazônia; das Margaridas do Cerrado e do Pantanal; a voz das Margaridas do Nordeste; do Sudeste e do Sul. Também foram considerados recortes geracionais na pauta da Marcha 2015, trazendo as vozes das margaridas de todas idades, buscando inserir e dar visibilidade às reivindicações das mulheres jovens e das mulheres da terceira idade. Além de questões das Margaridas assalariadas rurais, das Margaridas das florestas, dando destaque à pauta das extrativistas e quebradeiras de coco babaçu, bem como, das Margaridas das águas, Margaridas quilombolas e indígenas.

    PAUTAS | 1ª Marcha das Margaridas - 2015

    Materiais
    Coordenadora geral da Marcha 2015
    Alessandra Lunas
    Alessandra é trabalhadora rural e agricultora familiar, filiada ao STTR de São Francisco do Guaporé, Estado de Rondônia. Assumiu a Presidência da FETAGRO de 2002 a 2005, e, de 2013 a 2017, a Secretária de Mulheres na CONTAG, quando coordenou a Marcha das Margaridas de 2015. Na CONTAG Alessandra também ocupou as Secretarias de Políticas Sociais entre 2005 e 2009 e a Vice Presidência e Secretaria de Relações Internacionais de 2009 a 2013. Em 2019 assumiu a Presidência da FETAGRO com a missão de fortalecer ainda mais a luta dos Agricultores e Agricultoras familiares do Estado de Rondônia.


    Veja outras edições da Marcha
    2000
    2003
    2007
    2011
    2015
    2019
    2023
    ANO 2023
    7ª Marcha

    Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver!

    Ainda estamos em construção, mas em breve estaremos nas ruas de Brasília, para mostrar nossa resistência. Durante os últimos anos, nós vivemos momentos sombrios e de muitas incertezas, atravessadas por um projeto político de morte, onde atuamos incansavelmente em defesa da vida, construímos nossas histórias, protagonizamos a luta em defesa dos nossos direitos, resistimos e procuramos formas de nos organizar a partir de questões do nosso cotidiano. Nós mostramos que há resistências!