14º CNTTR
Emoção e unidade marcam a abertura do 14º Congresso da CONTAG
01 de abril de 2025 ás 22:28:05


Foto : LR Fernandes

Com muita alegria, esperança e vontade de lutar em defesa do fortalecimento do movimento sindical e valorização da agricultura familiar foi iniciado o 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (14º CNTTR), nesta terça-feira (01), em Luziânia/GO.

Guiadas pelo lema “Movimento Sindical fortalecido e Agricultura Familiar valorizada”, as mais de 2 mil pessoas do Brasil inteiro e de outros países estiveram reunidas neste primeiro dia para iniciar a maior instância deliberativa do Sistema Confederativo (STTRs, FETAGs e CONTAG).

Em todas as falas de abertura, das mais diversas representações presentes, uma mensagem foi dada em comum, a importância da agricultura familiar para alimentar o Brasil e a importância do debate para construção coletiva.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, destacou que “este Congresso vem para analisar a realidade, organizar estratégias e definir os nossos passos pelos próximos quatro anos. Juntos vamos construir um documento com resoluções que fortaleçam a luta das mulheres, da juventude, da terceira idade e dos homens e mulheres do campo, da floresta e das águas. Aqui não vai faltar debate e luta.”

A secretária das Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, compartilhou que “estamos em um momento de grande responsabilidade. E eu tenho certeza que as contribuições destes três dias serão importantíssimas para que consigamos dar passos largos no sentido de fortalecer a nossa organização e o movimento sindical.”

Estiveram presentes na mesa de abertura representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), do Poder Legislativo Estadual e Federal, dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e das Mulheres, do Incra, da Anater, da CONTAR, da Unicafes, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA), entre outros parceiros.

Em sua fala, o ministro do MDA, Paulo Teixeira, avaliou que “a CONTAG é a maior central sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros. Esta Confederação nos ajudou a formatar os principais programas destinados para a agricultura familiar brasileira. Vocês estiveram na linha de frente do lançamento do PAA, que ontem concluiu uma nova licitação de quase 1 bilhão de reais. Obrigado CONTAG por todo trabalho que tem sido realizado.”

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, “a luta de todos vocês foi importante para garantir a democracia do nosso país. E só com a democracia que nós podemos ter um Congresso tão lindo e grandioso como esse. Só com a democracia que nós vamos ter a Marcha das Margaridas andando e caminhando. Só com a democracia que nós poderemos garantir a igualdade entre homens e mulheres.”

O secretário regional da UITA, Gerardo Iglesias, compartilhou que “a CONTAG é a maior organização sindical de confiança do mundo, não tem outra. Então, nós queremos cumprimentar e exaltar a conclusão da equidade de gênero desta Confederação. Quero destacar a participação do representante da maior central sindical da Europa, que está aqui hoje para aprofundar o relacionamento com a CONTAG. Vamos trabalhar internacionalmente pela reforma agrária, contra a direita e o fascismo, e para isso nós necessitamos de novas articulações.”

Plenária de Mulheres e de Juventude

Antes da abertura oficial do 14º CNTTR, foram realizadas as Plenárias de Mulheres e de Juventude. Os momentos tiveram o objetivo de alinhar debates e ressaltar importantes conquistas.

Durante o momento das mulheres, foi aprovada a inclusão da moção de apoio à Campanha Vida Livre de Violência – O MSTTR em marcha contra o assédio, idealizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

Já na Plenária de Juventude, foi entregue a Carta da Juventude Rural da CONTAG pelo Plano Nacional de Juventude para o secretário Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, Ronald Sorriso, e representantes do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), da CUT, da CTB, do MDA e do Ministério do Trabalho e Emprego. 

Também, foi entregue aos jovens presentes a Revista da Juventude Rural e a sua Caminhada na CONTAG.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG


Outras Notícias