Marcha das Margaridas 2023
A 7ª Marcha das Margaridas retorna à Brasília (DF) esse mês
04 de agosto de 2023 ás 16:56:15


Credito : Foto Eduardo Napoli, 2019.

Organizada a cada quatro anos, a 7° Marcha das Margaridas ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília, DF, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, reunindo cerca de 100 mil mulheres do campo, das florestas, das águas e das cidades sob o lema “Pela reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”, na luta pela democracia e a reconstrução da esperança para o povo brasileiro.

A mobilização deste ano acontece em um momento muito importante da história, tendo em vista que a última marcha ocorreu em 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL). Assim, a próxima edição da maior ação de mulheres da América Latina marca, também, o novo momento político em que vive o povo brasileiro. Por isso, o lema da marcha enfatiza esse momento de reconstrução.

A capital do país receberá milhares de trabalhadoras que garantem a segurança alimentar, o crescimento econômico e o desenvolvimento social do nosso país, mulheres que marcam a política brasileira, mesmo que essas, sendo 50% da população, ainda sejam minoria nos espaços de direção dos sindicatos, partidos políticos, governos e demais esferas de poder devido à desigualdade no sistema de disputa, feito por e para os homens.

O bem viver entra na trajetória das margaridas justamente apontando para as questões centrais que precisam ser construídas e reconstruídas nesse novo cenário. A luta coletiva emana por modos de fortalecimento da soberania e segurança alimentar e nutricional, assim como pela participação das mulheres na política e nos espaços de decisões e que as mulheres do campo, da floresta e das águas tenham autonomia sobre seus corpos-territórios, a fim de cultivar relações em que o cuidado e os afetos sejam resguardados por todas e todos.

“Somamos às companheiras urbanas para defender um país onde as mulheres sejam respeitadas, mas, sobretudo, no qual possam ocupar espaços de poder e decisão. E seguimos defendendo a agroecologia, reforma agrária, nossos territórios e bens comuns, como a biodiversidade. São temas presentes na plataforma política da Marcha das Margaridas”, afirma a coordenadora geral da marcha, Mazé Morais.

Por Xepa, Mídia Ninja. Agosto, 2023.

Foto Eduardo Napoli, 2019.

Leia a notícia na fonte: https://midianinja.org/news/7a-marcha-das-margaridas-retorna-a-brasilia-neste-mes/

Outras Notícias

Mais Notícias