AGRICULTURA FAMILIAR
O mundo precisa conhecer a Agricultura Familiar do Brasil e de toda a América Latina e Caribe
02 de janeiro de 2023 ás 22:00:52


Credito : N/A

Na noite desta segunda-feira (02 de janeiro de 2023), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), recebeu em sua sede, em Brasília|DF,  Mario Lubetkin, representante regional da FAO para América Latina e Caribe, acompanhado do diretor interino da FAO Brasil, Gustavo Chianca. Na reunião também estiveram o senador, Beto Faro, a deputada federal, Dilvanda Faro, o deputado federal, Heitor Schuch e o deputado federal, Carlos Veras.

A CONTAG apresentou aos representantes da FAO e parlamentares, sua estrutura e ações na representação e representatividade dos(as) agricultores(as) familiares(as) brasileiros(as).

“A CONTAG no dia 20 de dezembro fez 59 anos. Um caminhar histórico de organização dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, representados(as) feito por aproximadamente 4 mil Sindicatos e 27 Federações filiadas, sempre trabalhando ações estratégicas para o fortalecimento da categoria, a exemplo do Grito da Terra Brasil, da Marcha das Margaridas, do Festival Nacional da Juventude Rural e mantendo permanente articulação com o Executivo e Legislativo em busca de assegurar os direitos e políticas públicas para a categoria”, destacou Aristides.   

A Confederação destacou a sua incidência política a nível regional e internacional e a importância da Agenda 2030 e da Década da Agricultura Familiar.

 “Na defesa da Agricultura Familiar, a CONTAG tem atuação ativa em vários Fóruns Internacionais. Um desses espaços é a Reaf Mercosul, onde temos recomendando políticas públicas fundamentais para países signatários e outros países da América Latina e Caribe. Atualmente estamos implementando o Plano Global de Ação da Década que visa erradicar a fome no mundo, alcançar a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável”, pontuou o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

Mario Lubetkin, representante regional da FAO para América Latina e Caribe, pontuou firmemente que a Agricultura Familiar brasileira precisa ser modelo para toda a América Latina e Caribe e o mundo.  

“Muitas coisas que vocês fazem no Brasil precisam ser repassadas para os outros países da América Latina e Caribe e o mundo. O Brasil precisa dizer que a Agricultura Familiar é fundamental, inclusive com um olhar muito especial para a África. É preciso ver longe e deixar um legado para as próximas gerações de transformação e modificação do mundo”.

Mario Lubetkin ainda compartilhou que a FAO está articulando uma reunião com ministros da Agricultura Familiar na América Latina e Caribe, e parlamentares, com o objetivo de criar uma plataforma de integração para mostrar a Agricultura Familiar regional para o mundo.  

Pela CONTAG estiveram presentes além do presidente e do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto, o secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto Silva (Guto) e Assessoria. Na equipe da FAO também esteve João Marcelo Intini.    

Comunicação CONTAG - Barack Fernandes

Outras Notícias

Mais Notícias