AGRICULTURA FAMILIAR
CONTAG recebe ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
11 de janeiro de 2023 ás 09:28:10


Credito : N/A

Após 10 dias do Governo Lula ter sido empossado, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) recebeu em sua sede, nesta terça-feira (10), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, onde foi dialogado sobre a estrutura do novo Ministério, o orçamento para garantir programas e políticas para a categoria e o permanente diálogo entre a Confederação e essa pasta estratégica do governo federal. 


“A reforma agrária, o incentivo à organização de cooperativas e associações, o estímulo à industrialização na produção, a assistência técnica ampla e de qualidade, a produção agroecológica, a recuperação do meio ambiente, internet no campo e crédito rural estão entre as nossas prioridades. Todas essas políticas terão um olhar muito especial para as mulheres e para a juventude”, frisou Paulo Teixeira. 


Presente por meio virtual na reunião, o deputado Federal Carlos Veras (PT|PE), registrou em nome da Bancada da Agricultura Familiar, a importância da recriação do Mistério do Desenvolvimento Agrário, sua posição estratégica na articulação com outros Ministérios para conquistar programas e políticas públicas que levem ao campo brasileiro: internet, energia solar, habitação rural, acesso à terra, assistência técnica, o Pronaf Mulher e Jovem, entre outras conquistas que fortaleçam a Agricultura Familiar”. E encerrou reafirmando a importância da pauta do Grito da Terra Brasil (GTB 2023) como ação estratégica da CONTAG para o reconhecimento da agricultura familiar”. 


A pauta do GTB deverá ser entregue de forma articulada com o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá de 25 a 27 de abril deste ano.


O presidente da CONTAG, Aristides Santos, além de destacar a importância de ser garantido pelo Ministério, um Plano Safra/2023 da Agricultura Familiar, ainda firmou que a Confederação buscará manter um amplo diálogo com o Ministério. 


“Ministro Paulo Teixeira, em nome da reconstrução do Brasil, o Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) manterá um diálogo permanente com toda a estrutura do Ministério, sempre levando a pauta das 27 Federações e dos seus quase 4 mil Sindicatos filiados, na busca de encontrar melhores caminhos de transformação do campo”.  


Ao final da reunião, Paulo Teixeira afirmou que a partir da próxima semana, o Ministério irá se debruçar na construção de programas e políticas públicas. “O presidente Lula tem pressa para que tudo seja jeito o quanto antes e com o olhar da CONTAG e demais entidades sindicais e organizações do campo”, disse. 


Durante toda esta terça, os membros da Diretoria Executiva da CONTAG estiveram reunidos de forma presencial tratando do diálogo com o ministro Paulo Teixeira, da composição do Governo Lula; da agenda da CONTAG com outros ministros; da posse da Câmara e do Senado; do Planejamento da Confederação para 2023; da Sustentabilidade Político-Financeira do Sistema Confederativo; do 4º Festival Nacional da Juventude Rural e dos Cursos Inovar; da Marcha das Margaridas 2023 e do projeto sobre Quintais Produtivos realizado em parceria com a FIOCRUZ; da Organização e Formação no Sistema Confederativo; além de vários informes de interesse da categoria. 


Comunicação CONTAG - Barack Fernandes

Outras Notícias

Mais Notícias