NORDESTE
Nordeste realiza primeiro Encontro presencial de 2023
18 de janeiro de 2023 ás 09:24:23


Credito : N/A

Após 16 dias da posse do presidente Lula e dos(as) governadores(as), a Coordenação Regional Nordeste realizou em Recife/PE nos dias (16 e 17 de janeiro), o primeiro Encontro do ano de 2023 reunindo representações dos 09 estados que formam a região, dentre presidentes e secretários(as) das Federações nordestinas filiadas à Confederação. Todos(as) os(as) nordestinos(as) membros da Diretoria da CONTAG estiveram presentes e contribuíram com o debate.   

  

“O Encontro da Regional Nordeste foi bastante participativo e produtivo e com boas expectativas e encaminhamentos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o semiárido, em especial neste momento de esperança com o Governo Lula e os governadores(as) da região que participam e fortalecem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste”, avalia o presidente da CONTAG, Aristides Santos. 

Na agenda do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG) para 2023, a Regional Nordeste destacou a importância da articulação junto aos governos por programas e políticas públicas para o campo e a mobilização rumo à Marcha das Margaridas 2023 e ao 4º Festival Nacional da Juventude Rural.

Vale destacar que durante o Encontro Regional, os(as) presentes receberam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste representado pelo  subsecretário do Consórcio, Diego Pessoa e o coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar, Alexandre Lima. Na oportunidade foi apresentado o modelo institucional do Consórcio, sua atuação no Nordeste, o funcionamento da Câmara temática da Agricultura Familiar e as principais atividades desempenhadas para a categoria.  

Após o diálogo entre a Regional da CONTAG e o Consórcio Nordeste ficou acordado que a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio e o Fórum dos(as) secretários(as) da Agricultura Familiar devem viabilizar encontros semestrais para debater e encaminhar ações em prol da agricultura familiar.

A Sustentabilidade Político-financeira - Campanha Nacional de Sindicalização: Sindicato de Portas Abertas, a Previdência Social Rural, as Oficinas de Base, além de informações sobre o Plano Safra e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)  também foram temas analisados. 

Ainda no primeiro dia do Encontro foi feito um balanço sobre os resultados das Eleições de 2022, a transição de governo e o atual momento já com o Governo Lula, com a participação do deputado Federal, Carlos Veras (PT/PE), do deputado Estadual, Doriel Barros (PT/PE) e da deputada Estadual, Elisangela Moura (PCdoB/PI), sob coordenação do presidente da CONTAG, Aristides Santos e do coordenador da CONTAG no Nordeste, Manoel Cândido. E também foi feita uma escuta sobre as primeiras impressões nos estados do início do governo Lula e dos governos estaduais.

Comunicação CONTAG Barack Fernandes – Informações da Assessoria Regional Nordeste - Gilberto Silva


Outras Notícias

Mais Notícias