AGRÁRIA
Estratégias para dar efetividade às questões agrárias no Brasil
18 de janeiro de 2023 ás 09:07:19


Credito : N/A

Cerca de 70 representações que integram o Coletivo de Política Agrária da CONTAG, dialogaram, nesta terça-feira (17 de janeiro de 2023), sobre desafios e estratégias para viabilizar o avanço da Política Agrária no Brasil. 

Na reunião que aconteceu por meio de plataforma virtual, os(as) representantes das 27 Federações filiadas à Confederação debateram sobre a estrutura e composição do novo governo, em especial do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; a elaboração da pauta e de estratégia de negociação do Plano Safra; o planejamento dos Encontros Regionais: A Terra como Espaço de Produção de Alimentos Saudáveis e de Bem Viver; a participação das Secretarias de Política Agrária em agendas estratégicas de 2023; e a ocupação de territórios por empresas estrangeiras e os seus impactos sobre as populações locais.

“A partir do aprofundamento dos temas propostos no Coletivo, temos uma grande agenda de articulação e de luta em defesa da terra, dos territórios, das comunidades, dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares e de todos os povos tradicionais e do bem viver. Vamos dialogar com os Governos (Federal, Estadual e Municipal), defenderemos as nossas pautas no Executivo (Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais), denunciaremos crimes junto ao Judiciário e manteremos a nossa mobilização articulada a outras entidades sindicais e movimentos sociais”, frisa o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos.  

O presidente da CONTAG destacou o novo momento com o Governo Lula e a esperança de avanços na pauta agrária no Brasil.

“Mesmo com os muitos retrocessos e o modo equivocado de gestão dos últimos governos em relação a questão agrária, vemos com muito otimismo o novo momento do Brasil com o Governo Lula, pois pela sua trajetória política e a nova estrutural ministerial, há uma sensibilidade em relação aos povos que lutam para continuar na terra alimentando o Brasil e preservando os recursos naturais e fazendo movimentar a economia local”, pontua o presidente da CONTAG, Aristides Santos.  

No Coletivo também foram apresentados informes sobre o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, a 7ª Marcha das Margaridas e as Oficinas de Base.

Além do secretário de Política Agrária e do presidente Aristides Santos, outros membros da Diretoria da Confederação participaram do Coletivo. 

Comunicação CONTAG - Barack Fernandes


Outras Notícias

Mais Notícias