CONTAG 60 ANOS
EDITAL 001/2023 – CHAMADA PARA ARTIGOS
06 de fevereiro de 2023 ás 14:28:29


Credito : N/A

CONTAG: "60 anos de lutas por democracia, direitos e justiça social"

No dia 20 de dezembro de 2023, a CONTAG completará 60 anos. Esta data marca, na história, a criação da CONTAG, cujo reconhecimento legal só se efetiva em janeiro de 1964. Herdeira dos movimentos que lhe antecederam como as Ligas Camponesas, a ULTAB e MASTER que lutavam por terra, condições digna de trabalho e por direitos, sua criação remonta aos anos de 1930, com surgimento dos primeiros sindicatos rurais.  Portanto, celebrar os 60 anos da CONTAG é refletir sobre sua contribuição para a organização da classe trabalhadora do campo e da cidade e para a sociedade brasileira de um modo geral, com intuito de problematizar fatos e acontecimentos que marcaram a história de lutas da CONTAG ao longo dos 60 anos. É, sobretudo, refletir quais implicações o atual contexto impõe aos agricultores e agricultoras familiares e quais tarefas políticas as organizações sindicais precisam assumir frente a estas implicações.    

Os textos devem primar por uma abordagem histórica. São seis décadas de lutas e conquistas que podem ser refletidas de modo geral ou específico. Caso a escolha seja pelo específico, o texto deve fazer referência às frentes de lutas – Educação do Campo, Formação Político-Sindical, Políticas Agrícolas, Reforma Agrária, Marcha das Margaridas, Organização e Lutas da Juventude Rural, Previdência Social, expressas no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). 

A coletânea de artigos será publicada em formato de livro impresso e a organização ficará a cargo da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC).

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

1. Serão aceitos textos em formato de artigo que estejam de acordo com as seguintes orientações:

a) Formato e tamanho do artigo  

Será de acordo com as regras da ABNT:

  • Word Formato A4 – Margens superior e direita: 2,5 cm e Margens inferior e esquerda: 3,0 cm.
  • O texto completo deverá ter, no máximo, 15 páginas incluindo as referências. O texto completo deve ser enviado em Word revisado.
  • Fonte: Times New Roman, 12.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
  • Título: centralizado, maiúsculo e negrito.
  • Nome do autor e/ou autora à direita, abaixo do título.
  • O artigo deve ter, ainda, resumo (1000 caracteres com espaços) e palavras-chave (no mínimo 3 palavras ou 3 termos compostos por no máximo 3 palavras cada). 
  • As referências e citações devem seguir as normas ABNT (NBR 6023/2018 e 10520/2017).

b) Quem pode submeter artigo

Pesquisadores, lideranças, educadores e educadoras populares que fizeram ou estão fazendo pesquisas acadêmicas sobre algumas das frentes de lutas da CONTAG. 

c) Método de análise dos artigos  

O texto passará por uma apreciação preliminar no que diz respeito a adequação ao perfil e linha editorial da publicação, ao cumprimento das normas e diretrizes e em relação a plágio. Na falta de alguma conformidade, será devolvido aos autores com as devidas observações. Em caso de aprovação nesta primeira etapa (desk review), o artigo será enviado diretamente para pareceristas ad hoc para avaliação por pares duplo-cego (double-blind review). 

d) Prazo para envio do artigo

Os artigos devem ser enviados no período de 6 de fevereiro a 30 de junho de 2023, em conformidade com as orientações deste edital e devem ser enviados os cuidados das organizadoras, unicamente pelo e-mail enfoc@contag.org.br, assunto: Artigo CONTAG 60 anos.

e) Cada autora e/ou autor deve enviar junto com o artigo a autorização de publicação e direitos autorais, assinada, datada e em PDF, conforme modelo abaixo e um Minicurrículo em PDF contendo: nome completo; nome completo da instituição/entidade seguido da sigla (se houver); formação; e-mail de contato. 

f) Os 03 arquivos: Texto completo do artigo, Termo de Autorização (assinado e datado em PDF) e Minicurrículo devem ser enviados para o e-mail descrito acima.

g) Cabe ao autor(a) fazer a revisão ortográfica e gramatical do texto antes da submissão. 

h) Os editores poderão recusar texto que não se enquadre no escopo da publicação, que não cumpra os requisitos das diretrizes aos autores ou as recomendações dos pareceristas, dentro do prazo.

i) O aceite ou não aceite serão informados por e-mail no prazo de 30 dias a contar do recebimento do artigo. 


TERMO DE AUTORIZAÇÃO

PUBLICAÇÃO E CEDÊNCIA DOS DIREITOS AUTORAIS


Eu, ______________________________________ autor(a) do artigo intitulado __________________________________________ declaro que estou ciente da publicação desse artigo e cedo os direitos de publicação para democratização de acesso ao livro e à leitura.

Local, ____ de __________de 2023.


____________________________________________________

Nome completo /Assinatura


Outras Notícias

Mais Notícias