8 DE MARÇO
No Dia Internacional das Mulheres, diversas ações darão visibilidade à Marcha das Margaridas 2023
08 de março de 2023 ás 11:05:16


Arte : Lunna Fabris

O Dia Internacional de Luta das Mulheres – 8 de março é um dia histórico de luta das mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades. Neste ano, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), as Federações e Sindicatos filiados e as organizações parcerias realizarão a sétima edição da Marcha das Margaridas, nos dias 15 e 16 de agosto, e o 8M vem com o propósito de colocar Marcha nas ruas para dar visibilidade à maior ação política das mulheres na América Latina e dialogar com a sociedade sobre o lema “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”.

Esse lema da Marcha das Margaridas 2023 já revela a análise feita pelas companheiras sobre o atual cenário do País, as bandeiras defendidas e o papel das mulheres no enfrentamento aos diversos desafios colocados. “Nós, mulheres, analisamos o cenário brasileiro em que a Marcha das Margaridas está sendo realizada. É um cenário de desmonte das políticas públicas, de aumento da violência, de ataque aos direitos e aos recursos naturais, de machismo, misoginia e preconceito, entre outros retrocessos ao longo dos últimos quatro anos, quando realizamos a Marcha das Margaridas 2019”, pontuou a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais.

Nesse sentido, Mazé afirmou que as Margaridas estão construindo uma pauta com propostas que visam fortalecer esse processo de reconstrução do Brasil. “A nossa pauta está sendo construída de forma coletiva, com propostas vindas dos estados e municípios, olhando para a diversidade das mulheres de todo o País, sejam elas do campo, da floresta, das águas e das cidades, de todas as raças e etnias. E, nesse 8 de Março, queremos dialogar com a sociedade em geral para agregar ainda mais propostas ao documento. Afinal, a reconstrução do nosso País e a luta pelo bem viver é interesse de todas/os!”

Em Brasília, nesta quarta-feira (08), será realizado um ato comemorativo do Dia Internacional da Mulher no Palácio do Planalto. Mazé Morais irá participar representando a CONTAG e a Marcha das Margaridas.

Por todo o País também serão realizadas diversas ações nesta data para dar visibilidade à luta das mulheres e à Marcha das Margaridas, como encontros, seminários, oficinas e atos. “Sempre no ano de realização da Marcha das Margaridas, a cada quatro anos, o mês de março é simbólico nesse processo de dar a largada, momento em que as mulheres anunciam e colocam a Marcha cada vez mais nas ruas, dando visibilidade através do lema e dos eixos temáticos”, disse Mazé Morais.

Viva a luta das mulheres!

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Outras Notícias

Mais Notícias