CONSELHO DELIBERATIVO
Conselho Deliberativo da CONTAG aprova prestação de contas de 2022, pauta do Grito da Terra Brasil e outros encaminhamentos
30 de março de 2023 ás 09:30:56


Foto : César Ramos

Nos dias 28 e 29 de março de 2023 foram realizadas as Assembleias Extraordinária e Ordinária do Conselho Deliberativo da CONTAG, em formato presencial, as primeiras de 2023, com a presença da Diretoria da CONTAG e de representantes das Federações filiadas, em Brasília/DF.

No primeiro dia foi aprovada a Pauta do Grito da Terra Brasil (GTB), que será entregue ao governo federal nesta quinta-feira (30), às 14h30. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, receberá a pauta do GTB e também a pauta do 4º Festival Nacional da Juventude Rural na sede da CONTAG e marcará o início do processo de negociação das propostas.

Ainda no primeiro dia, a programação do Conselho contou com debates sobre a Marcha das Margaridas 2023, o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e o Regimento Interno da 6ª Plenária Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (PNTTR), que ocorrerá em novembro deste ano.

Já nesta quarta-feira (30) foi apresentada a Prestação de Contas e também o Balanço Político-Avaliativo das Ações e Atividades realizadas pela CONTAG em 2022. Foi feito um debate sobre o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que ocorrerá de 25 a 27 de abril de 2023, bem como foram dados informes das áreas de Previdência Social, ENFOC, Reforma Sindical e Comissão de Anistia e Comissão Camponesa da Verdade.

“A reunião do Conselho Deliberativo durante esses dois dias foi de grande importância. Além de fazer e aprovar a prestação de contas e apresentar o balanço político e financeiro de 2022, fizemos uma assembleia extraordinária para a aprovação da Pauta do Grito da Terra Brasil. Discutindo, inclusive, esse nesse novo cenário em que vamos negociar as nossas demandas, com a possibilidade de retomar o processo de negociação ampla com os ministérios, de mais orçamento e de retomada e fortalecimento de políticas públicas para a agricultura familiar”, avaliou o presidente da CONTAG, Aristides Santos. 

Aristides também destacou o nível de debate entre a CONTAG e as Federações. “Fizemos um bom debate ao longo desses dias. Destaco a nossa capacidade de discutir e de elaborar, construir com unidade e fechamos uma boa pauta do GTB olhando para todo o País, mas também com a sensibilidade sobre as especificidades de cada região. Montamos estratégias para a entrega das pautas e para construir esse caminho de negociação. A vinda do vice-presidente Geraldo Alckmin a nossa sede para receber a pauta é muito simbólica para nós e é a comprovação de que o atual governo valoriza a CONTAG”.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também avaliou positivamente esta primeira reunião do ano do Conselho Deliberativo. “Avalio de forma positiva ainda mais por ter sido presencial. Sentimos a energia de todos/as e conseguimos de fato aprofundar os debates, de discutir estratégias para a realização da Marcha das Margaridas 2023, de entrega das pautas do Grito da Terra Brasil e do 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Estar aqui com as representações das nossas Federações nesse momento é muito importante. Saímos animados dessa construção e mais fortalecidos”, ressaltou Mazé.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi

Outras Notícias

Mais Notícias