FESTIVAL DA JUVENTUDE RURAL
Avançam as negociações das pautas do 4º Festival Nacional da Juventude Rural e do Grito da Terra Brasil
24 de abril de 2023 ás 19:40:19


Credito : N/A

A CONTAG entregou oficialmente as pautas de reivindicações do Grito da Terra Brasil e do 4º Festival Nacional da Juventude no dia 30 de março ao governo federal, representado pelo vice-presidente da República, Geraldo Alchmin, e pelos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência da República). Desde então, várias reuniões de negociação já foram realizadas.

Nas últimas semanas, a Diretoria e Assessoria da CONTAG reuniram-se com representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Secretaria Geral da Presidência da República – especialmente a Secretaria Nacional da Juventude do governo federal, da Fazenda e do Trabalho. Também aconteceram negociações com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e com Secretarias do MDA (Agricultura Familiar e Agroecologia – SAF e de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar).

Para os próximos dias já estão agendadas negociações com os Ministérios da Saúde, Planejamento, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Educação, e Cultura.

Nessas primeiras rodas de negociação, o foco ficou nas pautas específicas para a juventude e para o Plano Safra, que também atende demandas dos/as jovens. Estiveram em pauta a reestruturação do Pronaf, a inclusão produtiva de jovens e mulheres, questões ambientais, profissionalização de jovens, entre outros programas e políticas de governo. A expectativa é que o governo federal anuncie algumas medidas durante o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, de 25 a 27 de abril de 2023, em Brasília/DF, com a participação de 5 mil jovens rurais de todo o País. 

“Durante as negociações percebemos uma boa recepção do governo às nossas propostas, tanto do 4º Festival Nacional da Juventude Rural quanto do Grito da Terra Brasil. Então, a nossa expectativa é que o governo já faça um anúncio durante o Festival, com medidas estratégicas pautadas pela juventude. Temos várias agendas para os próximos dias para darmos continuidade às negociações. A expectativa é que outro anúncio seja feito para o Plano Safra 2023-2024 e depois outro em agosto, quando realizaremos a Marcha das Margaridas”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi

Outras Notícias

Mais Notícias