RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CONTAG participa do 28º Congresso Internacional da UITA em Genebra
16 de junho de 2023 ás 19:05:16


Credito : N/A

A CONTAG foi uma das organizações latinas presentes no 28º Congresso Internacional da UITA - União Internacional de Associações de Trabalhadores da Alimentação, Agricultura, Hotelaria, Restaurante, Tabaco e Afins - que aconteceu nesta semana, entre 13 e 16, em Genebra, na Suíça, e teve como mote “Lutando por nosso futuro: Direitos Sindicais”. O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, foi o dirigente que representou a Confederação nos debates promovidos nesse importante espaço de deliberações estratégicas e diálogo com organizações dos setores abarcados pela UITA.

A UITA é uma grande articulação sindical a nível global, presente em mais de 100 países em todo o mundo, e reuniu em Genebra organizações sindicais de distintos continentes do planeta. A CONTAG integrou a delegação da América do Sul, que foi expressiva e contou com representantes de muitas entidades do Brasil e de muitos países vizinhos. 

Autoridades políticas também se fizeram presentes durante o evento, com destaque para Gilbert F. Houngbo, presidente mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência das Nações Unidas. Outra participação importante da ONU foi por meio do painel do relator especial do Direito da Alimentação, Michael Fakhri, que abordou a importância dos esforços de todo o mundo pela soberania e segurança alimentar dos povos.


Alberto Broch e Michael Fakhri

Um dos objetivos do 28º Congresso foi aprovar os programas e principais diretrizes da UITA para o próximo ano. Foram ao todo mais de 20 grandes resoluções aprovadas pelos presentes, em temas como fortalecimento da democracia, produção sustentável de alimentos, preservação do meio ambiente, direito dos trabalhadores, e outros.

Também foram aprovadas em plenário as diretrizes específicas para Mulheres, Jovens e Pessoas LGBTQIA+, que já haviam sido debatidas anteriormente em três Conferências protagonizadas por esses grupos e que precederam o 28º Congresso. Entre essas diretrizes esteve a eleição dos novos coordenadores mundiais desses grupos no âmbito da UITA. Na última gestão, a coordenadora de Jovens foi Mônica Bufon, secretária de Jovens da CONTAG, que passa agora o mandato para o novo dirigente eleito, um jovem da Sérvia.


Alberto Broch e o novo coordenador mundial de Jovens da UITA.

Houve ainda a eleição de diretoria da UITA para os próximos quatro anos, onde se mantiveram nos cargos o presidente Mark Lauritsen e a secretária geral Sue Long, bem como os presidentes regionais, um por continente.

Além de participar dessas decisões, o 28ª Congresso foi importante para a CONTAG fortalecer suas relações com as organizações internacionais, como conta Alberto Broch: “Pude conversar com várias delegações internacionais e redes de sindicatos da África, Europa e da nossa América Latina. Aproveitei para divulgar muito a 7ª Marcha das Margaridas e convidar essas organizações a participarem conosco dessa mobilização. E também pude dialogar e pensar junto com esses dirigentes sobre futuros projetos com o Brasil, como fiz em conversas com delegados e delegadas da Espanha e da Itália, por exemplo. Estou muito orgulhoso de representar a CONTAG em uma atividade tão ampla e importante como esta promovida pela UITA”.


Outras Notícias

Mais Notícias