PREVIDÊNCIA
Diretoria da CONTAG abre diálogo com o novo presidente do INSS
12 de julho de 2023 ás 18:18:24


Foto : César Ramos

O novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, visitou a sede da CONTAG nesta quarta-feira (12), dia seguinte a sua posse, para abrir um diálogo com a Diretoria da Confederação e conhecer as demandas dos segurados e seguradas especiais do campo, da floresta e das águas. O diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis, também participou da conversa.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, e a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, coordenaram a reunião e apresentaram os principais temas que precisam ter prioridade do Instituto nesse início da gestão de Stefanutto, como a análise automatizada no que diz respeito à transição do formato atual, que entrou a autodeclaração eletrônica no Meu INSS. A CONTAG entende que esse processo agiliza, porém, precisa passar por ajustes. A Confederação pontuou que essa análise de forma automatizada acaba indeferindo indevidamente os benefícios e defendeu a criação de um grupo de trabalho para fazer esse acompanhamento.

A Diretoria da CONTAG também mencionou que precisa ser criado um canal de diálogo com a Direção Nacional do INSS para que possa dialogar sobre questões mais graves. Sobre o INSS Digital, a Confederação destacou a sua importância, no entanto, apresentou que existe um desafio. Um novo acordo de cooperação foi celebrado em novembro do ano passado e a maioria dos Sindicatos estão enfrentando dificuldades na adesão porque as Gerências Executivas não conseguem operacionalizar. A CONTAG fez a proposta de visitar as Superintendências e o presidente do INSS se dispôs a participar.

Também foi reforçada a importância de ser publicada, o mais rápido possível, a Medida Provisória que prevê a bonificação para os/as servidores/as para reduzir o represamento dos pedidos de benefícios e resolver, de certa forma, a questão das perícias médicas.

A Diretoria da CONTAG entregou, ainda, a Pauta da Marcha das Margaridas e solicitou agenda para negociar os pontos que têm relação com o INSS.

Stefanutto mostrou-se receptivo às demandas apresentadas, colocou a sua equipe à disposição da CONTAG e disse que o Instituto está empenhando a ser mais eficiente e ágil na análise dos benefícios e na sua informatização.

Pela CONTAG, também participaram da reunião o vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alberto Broch, a secretária geral, Thaisa Daiane, o secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos, o secretário de Formação e Organização Sindical, Carlos Augusto (Guto), a secretária de Mulheres, Mazé Morais, o secretário de Terceira Idade, Antonio Oliveira, e parte da assessoria. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi

Outras Notícias

Mais Notícias