MARCHA DAS MARGARIDAS
Além de marchar, as Margaridas trarão suas produções para uma mostra nacional
11 de agosto de 2023 ás 14:32:38


Credito : N/A

Programação conta com mostra, troca de sementes, painéis, oficinas, exibição de vídeos, apresentações culturais e a tradicional marcha.

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, em Brasília/DF, acontecerá a 7ª Marcha das Margaridas, a maior ação política de mulheres da América Latina. Serão mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades reunidas na capital do Brasil. Além de marchar, a programação contará com diversas atividades e a população de Brasília poderá participar e conhecer mais sobre “as Margaridas” e entender mais sobre a sua luta.

No dia 15, praticamente toda a programação será concentrada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Na área externa já está sendo montada a estrutura para receber a Mostra Nacional da Produção das Margaridas. Ao longo do dia, quem for ao local, poderá conferir diversos produtos que identificam a cultura, o modo de vida, o território e demais características das guardiãs dos saberes e dos seus modos de reprodução da vida. Nesse espaço ocorrerá também troca de sementes e rodas de conversa.

Ainda na área externa, no local do credenciamento, será montado um ponto de coleta da campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis e de roupas em bom estado, principalmente de agasalhos, para doação a entidades que atendem pessoas carentes de Brasília.

Paralelamente às atividades que serão realizadas no Pavilhão, às 9 horas, no Plenário do Senado Federal, acontecerá a Sessão Solene em homenagem à Marcha das Margaridas com a presença de mulheres do campo, da floresta e das águas de todos os estados brasileiros e de outros países.

Já na área interna do Pavilhão, um ambiente promete fortes emoções: a Casa de Margarida Alves. Esse espaço funcionará apenas no dia 15, de 9h às 17h, com lançamento de livros, espetáculos, exibição de filmes e documentários.

Além desses e de outros espaços, a programação contará com oficinas temáticas e lúdicas, painéis e rodas de conversas, plenárias, partilha de saberes, tenda da cura, atividades auto-gestionadas, apresentações culturais e muito mais. Todas essas atividades previstas estão articuladas ao lema da 7ª Marcha “Pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver” e com os 13 eixos políticos da Marcha das Margaridas 2023:

- Democracia participativa e soberania popular;

- Poder e participação política das mulheres;

- Vida livre de todas as formas de violência, sem racismo e sem sexismo;

- Autonomia e liberdade das mulheres sobre o seu corpo e a sua sexualidade;

- Proteção da Natureza com justiça ambiental e climática;

- Autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética;

- Democratização do acesso à terra e garantia dos direitos territoriais e dos maretórios;

- Direito de acesso e uso da biodiversidade, defesa dos bens comuns;

- Vida saudável com agroecologia e segurança alimentar e nutricional;

- Autonomia econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda;

- Saúde, Previdência e Assistência Social pública, universal e solidária;

- Educação Pública não sexista e antirracista e direito à educação do e no campo;

- Universalização do acesso à internet e inclusão digital.

 

Abertura oficial da Marcha das Margaridas

O ato de Abertura Político-Cultural da Marcha das Margaridas acontecerá no palco principal do Pavilhão do Parque da Cidade, às 17 horas (horário de Brasília), com transmissão no Facebook, YouTube e Portal da CONTAG, e no Facebook da Marcha das Margaridas. Este momento contará com a participação de diversas autoridades, personalidades, de representantes de organizações parceiras e de diversas convidadas e convidados. Além de falas políticas, também será um momento cultural e de reafirmação da Pauta das Margaridas.

 

A grande Marcha pelas ruas de Brasília

O momento mais esperado pelas Margaridas a cada quatro anos é o dia da tradicional marcha em direção à Esplanada dos Ministérios. Na próxima quarta-feira (16), a partir das 7 horas da manhã, as mulheres sairão do Pavilhão do Parque da Cidade com suas bandeiras, chapéus de palha, faixas, batuques e toda a garra e energia, percorrendo um trajeto de aproximadamente 6 quilômetros, na luta pela reconstrução do Brasil e por uma sociedade do bem viver.

 

Quem realiza a Marcha das Margaridas?

A Marcha das Margaridas é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), pelas Federações e Sindicatos filiados e por 16 organizações parceiras. A 7ª Marcha das Margaridas tem como lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver” e conta com o patrocínio da CAIXA, do Conselho Nacional do SESI, do SEBRAE e do Governo Federal.

“Marcharemos pelas ruas de Brasília e queremos muito que vocês venham e estejam com a gente para fazermos uma marcha forte e potente”, convidou Mazé Morais, secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora geral da Marcha das Margaridas.

 

Confira a programação da Marcha das Margaridas 2023:

https://ww2.contag.org.br/documentos/pdf/17949-8423987-arquivo-programac%CC%A7a%CC%83o-marcha-web.pdf

 

SERVIÇO:

Marcha das Margaridas 2023

15 e 16 de agosto de 2023

Dia 15 (o dia todo): Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília/DF

Dia 16, às 7 horas: Marcha (Saída do Pavilhão do Parque da Cidade em direção à Esplanada dos Ministérios)

 

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA:

Dia 15 (o dia todo): na tenda do credenciamento (área externa do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, Brasília/DF

 

MAIS INFORMAÇÕES

Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi

(61) 99115-4444

veronica@contag.org.br

www.contag.org.br

Outras Notícias

Mais Notícias