Marcha das Margaridas 2023
Cerca de 3 mil pernambucanas devem participar da Marcha das Margaridas em Brasília
02 de agosto de 2023 ás 14:18:53


Credito : BDF, 2023.

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2023, cerca de 100 mil pessoas são esperadas para participar da Marcha das Margaridas, que terá como destino a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o evento ganha uma importância ainda maior, já que o evento volta a ser realizado durante um governo progressista. 

É o que destaca Mazé Morais, coordenadora geral da Marcha das Margaridas. “Pra gente há uma importância muito grande, porque há essa expectativa da retomada das políticas públicas para as mulheres do campo, da floresta e das águas e a retomada de programas das conquistas que ao longo do caminhar da nossa história, que a gente havia conquistado, que foram extintas, retiradas ou sucateadas”, explica a dirigente, que afirma que há uma expectativa para que o presidente Lula participe do evento..

As mulheres de Pernambuco estão em busca de recursos para viabilizar a participação no evento. Quem deseja apoiar e ajudar as margaridas a chegarem em Brasília, uma forma de contribuir é por meio de doações em um financiamento coletivo que pode ser acessado clicando aqui.  

Leia: Marcha das Margaridas: campanha online busca doações para manifestação histórica em Brasília

A marcha

O nome da marcha é uma homenagem à Margarida Maria Alves, uma trabalhadora rural e líder sindicalista que foi assassinada em 1983 enquanto lutava pelos direitos dos trabalhadores do campo na Paraíba. A marcha, que teve início em 2000, é realizada a cada quatro anos e conta com a participação de Pernambuco desde sua primeira edição.

Em junho desse ano, uma Comissão Nacional de Mulheres do movimento entregou a pauta da 7ª Marcha das Margaridas a 13 ministras e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) para avaliação. O documento aborda uma série de demandas e reivindicações relacionadas aos direitos das trabalhadoras rurais, refletindo a importância da marcha como um espaço de luta e visibilidade para essa parcela da população.

3 mil margaridas de Pernambuco

Adriana do Nascimento, coordenadora geral da Marcha das Margaridas no estado de Pernambuco, explica como o estado está se preparando para o evento. “Nossa meta de fato é  ultrapassar as três mil Margaridas Pernambucanas em Brasília. Aqui em Pernambuco, a gente tá fazendo uma estimativa de viajar cedinho. Dependendo da região que vai sair o ônibus no dia 13, porque dia 14 à noite ou madrugada do dia 15, a gente já precisa estar em Brasília”, explica a agricultora.

Até o evento, as ações de mobilização e engajamento das mulheres rurais têm sido fundamentais para garantir uma participação expressiva no movimento. Diversas atividades de conscientização, capacitação e organização estão sendo realizadas para fortalecer a presença das margaridas pernambucanas na marcha. Quem quiser acompanhar as atividades através das redes sociais pode acessar o instagram @fetape_oficial

Fonte: BdF Pernambuco

Texto Paula Passos - Brasil de Fato | Recife (PE) | 13 de Julho de 2023

Edição: Vanessa Gonzaga

Leia a notícia na fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/07/13/cerca-de-3-mil-pernambucanas-devem-participar-da-marcha-das-margaridas-em-brasilia

Outras Notícias

Mais Notícias