CONSELHO DELIBERATIVO
Conselho Deliberativo da CONTAG aprova regimento interno do 14º CNTTR e avalia ações do Grito da Terra Brasil e Plano Safra
02 de agosto de 2024 ás 16:32:22


Foto : Cesar Ramos

Cerca de 90 representantes da CONTAG e da maioria das Federações filiadas estiveram reunidos em Assembleia Geral do Conselho Deliberativo nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de julho, em Brasília.

A abertura contou com a saudação do presidente da CONTAG, Aristides Santos, e da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais. Em seguida, foi feita a leitura do Edital de Convocação pela secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti.

A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, afirma que “esse é o nosso segundo Conselho Deliberativo do ano e que traz pontos importantes, principalmente para poder pensar nos próximos passos para fortalecer cada vez mais o nosso movimento sindical. Nesse momento, nós aprovamos uma das partes mais importantes para a realização do nosso Congresso, o Regimento Interno. A partir do documento conseguimos ter a visão de como será conduzido e construído o 14º CNTTR.”

A programação dos dias contou com:

  • Aprovação das atas das Assembleias Gerais, Extraordinária e Ordinária, realizadas nos dias 02 e 03/04/2024

  • Debate sobre o contexto conjuntural

  • Ações do Grito da Terra Brasil

  • Análise do Plano Safra 2024/2025

  • Debate e aprovação do Regimento Interno do 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CNTTR)

  • Discussões sobre Plenárias Nacionais das Mulheres, da Juventude e da Terceira Idade, que serão realizadas ainda em 2024

  • Debate sobre sustentabilidade Político-Financeira (Resolução 0019/2023; IN 162, INSS/2024; Renovação do ACT CONTAG/INSS; Projeto de Lei 1.122/2024 – Previdência Social Rural)

  • Informes gerais das Secretarias

  • 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas

“A reunião do Conselho Deliberativo durante esses dois dias foi de grande importância. Com muito êxito conseguimos aprovar resoluções e realizar importantes debates que, com toda certeza, fortalecerão o nosso Sistema Confederativo CONTAG. Além de falarmos sobre o nosso Grito da Terra Brasil, o lançamento do Plano Safra, nós conseguimos aprovar o Regimento Interno do nosso Congresso que será realizado próximo ano, além do debate sobre a sustentabilidade do nosso movimento sindical”, destacou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

GRITO DA TERRA BRASIL E O PLANO SAFRA 2024/2025

Durante os meses de abril e maio deste ano, a CONTAG realizou uma série de reuniões para entregar e negociar a pauta do 24º Grito da Terra Brasil. O documento apresentado ao Governo Federal contava com seis eixos de reivindicações dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, entre eles, questões vinculadas ao Plano Safra.

O secretário de Política Agrária, Alair Luiz dos Santos; a secretária de Política Agrícola, Vânia Marques Pinto; a secretária de Meio Ambiente, Sandra Paula Bonetti; e a secretária de Políticas Sociais, Edjane Rodrigues, descreveram ponto a ponto dos pedidos que foram realizados na pauta e de que forma foram atendidos no anúncio ao final do GTB e no novo Plano Safra.

De forma geral, os pontos centrais da pauta entregue pela CONTAG foram, em parte significativa, atendidos. Mas, os/as dirigentes avaliaram que ainda há a necessidade de ampliar o orçamento para a agricultura familiar, a exemplo do PAA e da assistência técnica e extensão rural.

Por Malu Souza / Comunicação CONTAG

Outras Notícias