Marcha das Margaridas 2023
MDS recebe organização da Marcha das Margaridas antes da mobilização, marcada para os próximos dias 15 e 16
11 de agosto de 2023 ás 12:03:46


Ajustar os últimos detalhes para realizar, nos próximos dias 15 e 16 de agosto de 2023, mais uma edição da maior mobilização de mulheres do campo e das cidades da América Latina. Com esse objetivo, o ministro Wellington Dias e a equipe de secretários do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tiveram uma reunião nesta quarta-feira (09.08.23) com a coordenadora nacional da 7ª Marcha das Margaridas, Mazé Morais, e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Aristides Santos.

mds_marcha (10).jpeg

Queremos tirar as mulheres do mapa da fome, reduzir a pobreza e, é claro, fazer isso garantindo qualidade de vida"

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social

No encontro, as secretarias do MDS apresentaram o trabalho feito com base nas reivindicações expostas pela organização da Marcha em solenidade no Palácio do Planalto, em 21 de junho de 2023. “Queremos tirar as mulheres do mapa da fome, reduzir a pobreza e, é claro, fazer isso garantindo qualidade de vida, com habitação, comunicação, luz para todos, tarifa social de energia, esporte, cultura. Ao todo, são mais de 30 programas (no Cadastro Único) que queremos trabalhar com esse olhar especial para as mulheres”, assegurou o ministro.

“Este ministério é o coração de tudo. Nosso desejo é que realmente saia um anúncio potente, que impacte de forma positiva a vida das mulheres do campo, da floresta, das águas, da população, da sociedade, porque a nossa pauta é muito ampla. É uma pauta que, sendo divulgados anúncios positivos, vai impactar a sociedade. Então, para nós, é um momento muito importante”, celebrou Mazé.

A sétima edição da Marcha das Margaridas tem como lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. São esperadas mais de 150 mil mulheres em Brasília. A mobilização é organizada pela Contag, com apoio de outras entidades sindicais. Participam camponesas, quilombolas, indígenas, cirandeiras, quebradeiras de coco, pescadoras, marisqueiras, ribeirinhas e extrativistas de todo o Brasil.

Uma série de ações e programas do MDS são direcionados às populações tradicionais, em busca do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da segurança alimentar e nutricional. Um exemplo é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos da agricultura familiar para distribuí-los a famílias em situação de vulnerabilidade. Outra iniciativa retomada pela atual gestão do Governo Federal é o Programa Cisternas, que acaba de destinar R$ 100 milhões para sistemas de fornecimento de água na Região Amazônica.

Assessoria de Comunicação — MDS. Agosto, 2023.

Leia a notícia na fonte: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/mds-recebe-organizacao-da-marcha-das-margaridas-antes-da-mobilizacao-marcada-para-os-proximos-dias-15-e-16

Outras Notícias

Mais Notícias