8 DE MARÇO
Agricultoras e agricultores familiares de todo o Brasil celebram o Dia Internacional de Luta das Mulheres com atividades
12 de março de 2024 ás 14:21:51


Arte : Lunna Fabris

Para celebrar o 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, os Sindicatos e as Federações filiadas à CONTAG realizam e participaram de mobilizações por todo o Brasil. As ações são voltadas para o debate da pauta feminista, a exemplo da luta pela igualdade no mundo do trabalho, fim do assédio moral, da violência sexual e combate à violência de gênero.

Piauí

Na manhã desta quinta-feira (7), a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Mazé Morais, participou de uma sessão solene em homenagem às mulheres na Alepi, dentro do evento Mulheres de Bem Com a Vida.

“Quando a gente afirma, através do nosso mote, que mulheres na política constroem o Bem Viver, nós estamos refirmando que nós podemos ter uma convivência sem desigualdades, sem pobreza, sem fome, sem racismo e sem violência, e assim construir territórios saudáveis, onde seja possível cultivar relações em que o cuidado e os afetos sejam resguardados por todas e todos”, explana a Mazé Morais.

Ainda no estado, no dia 8 de março, a secretária também participou da Marcha do Dia Internacional de Luta das Mulheres em Batalha (PI).

Alagoas

No Dia Internacional de Luta das Mulheres vem aí, as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas, da capital e do interior estiveram reunidas para lutar contra o machismo e o feminicídio crescente. Organizada pela FETAG-AL, a mobilização foi realizada em Maceió.

Espírito Santo

A FETAES realizou, nesta sexta-feira (8), a mobilização “Pela vida das mulheres o campo, das águas, das florestas, das cidades: Pelo direito de existir e decidir com dignidade e sem violências”. A marcha foi realizada em Vitória, com a concentração iniciada no Centro do estado.

Ainda, a entidade participou da 1ª Marcha das Margaridas do município de Anchieta, com o tema “Igualdade de Gênero: Acredite. É possível!”, na quarta-feira (6). Com aproximadamente 500 pessoas, ação foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piúma e Anchieta. Também participaram do evento, escolas municipais, dirigentes sindicais, mulheres do campo e da cidade, poder público e sociedade civil.

Paraíba

Para discutir e ampliar a participação das mulheres na política, especialmente as produtoras rurais e as agricultoras familiares, a FETAG-PB realizará no dia 13 de março, às 9h, no auditório da Federação, a mesa de diálogo “Mulheres na Política: a participação das Agricultoras familiares nas Eleições municipais de 2024.”

Sergipe

A FETASE se uniu às mulheres, em Aracaju, para reafirmar o compromisso com a luta por direitos. A marcha teve o tema “Pela vida de todas as mulheres: pelo fim da violência e contra o fascismo!”, com o intuito em denunciar a pobreza e a violência que roubam a vida de inúmeras mulheres e construir um mundo ancorado na igualdade, justiça, liberdade e solidariedade.

Pernambuco

As Margaridas de Pernambuco promoverão várias ações no estado inteiro durante todo o mês de março. “Mulheres na política muda a política e constrói bem viver” é o tema que será abordado.

Rio Grande do Norte

Nesta sexta-feira (8), a FETARN unida à CUT, participou de atos pelo Dia Internacional da Mulher, com o mote “Mulheres em defesa da democracia pela igualdade salarial e contra todos os tipos de violência”.

Paraná

No estado, é estimado que seja realizados eventos alusivos ao dia em 18 municípios, durante o mês de março e maio, com a participação de cerca de 2.310 pessoas.

Fonte: Comunicação CONTAG - Malu Souza

Outras Notícias

Mais Notícias