NOTA DA CONTAG
APOIO AO COMPANHEIRO VAGNER FREITAS
06 de junho de 2024 ás 14:46:29


Foto : Divulgação

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) recebeu com surpresa a exoneração do presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, mesmo que a imprensa e o Diário Oficial da União digam que foi a pedido. 

Vagner Freitas tem uma longa história de militância no sindicalismo brasileiro e sempre esteve muito próximo das pautas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, sobretudo quando esteve na presidência da CUT, de 2012 a 2019.

Como presidente do Conselho Nacional do SESI, atuou para aproximar o SESI ainda mais dos trabalhadores e trabalhadoras, inclusive interagindo com o governo, quando trouxe o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em julho de 2023, e tinha a intenção de trazer outros ministros e ministras para ampliar essa integração.

Fez uma gestão ampla, participativa e diferenciada, ao abrir espaço para que os conselheiros, sobretudo os da bancada dos trabalhadores e trabalhadoras, pudessem se formar, conhecer melhor o Sistema S e contribuir de forma mais eficaz com seu conhecimento. A capacitação sobre o papel dos representantes dos trabalhadores no Conselho Nacional do SESI foi crucial para fortalecer a atuação sindical, garantindo uma colaboração mais efetiva, além de promover um ambiente de trabalho mais justo e equitativo.

Abriu ainda o SESI para apoiar iniciativas dos trabalhadores e trabalhadoras nas suas ações formativas, inclusive o apoio à 7ª Marcha das Margaridas.

Considerando sua história de vida sindical e política, Vagner Freitas é uma voz que nos representa e qualificará a relação do governo com a classe trabalhadora e os movimentos sociais. Diante disso, solicitamos a Vossa Excelência que considere a indicação deste companheiro para um cargo no governo, no qual possa contribuir com sua expertise e dedicação para o desenvolvimento do Brasil. Temos a certeza de que sua liderança e capacidade de articulação continuarão a ser de grande valor para o País.

Diretoria da CONTAG


Outras Notícias

Mais Notícias