Marcha das Margaridas 2023
Marcha das Margaridas deve atrair mais de 100 mil mulheres a Brasília
14 de agosto de 2023 ás 18:19:10


Credito : César Ramos - CONTAG

Brasília recebe nesta terça (15) e quarta-feira a maior ação política de mulheres da América Latina: a 7ª Marcha das Margaridas.

A expectativa é que mais de 100 mil mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades venham para a capital federal. O tema deste ano é “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”.

A abertura oficial será nesta terça-feira, às 17h, no Pavilhão do Parque da Cidade, e contará com a presença de convidados e autoridades, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ministros e ministras do governo.

Mas as atividades já começam pela manhã, com plenárias, oficinas e painéis temáticos, além de uma mostra com artesanato e produtos da agricultura familiar.

Às 9h, inclusive, o Senado Federal realiza uma sessão solene em homenagem às Margaridas.

De modo geral, o encontro vai abordar temas em 13 eixos políticos, como explica a coordenadora-geral da Marcha das Margaridas, Mazé Morais.

Ato na Esplanada

Na quarta-feira, a tradicional Marcha das Margaridas vai tomar conta das ruas de Brasília a partir das 7h. Esse é o momento mais esperado do evento, que ocorre a cada quatro anos.

As Margaridas vão caminhar seis quilômetros pela Esplanada dos Ministérios até chegar ao Congresso Nacional para o ato de encerramento, que vai contar com a presença do presidente Lula.

A coordenadora-geral Mazé Morais conta que as margaridas entregaram ao governo uma pauta de reivindicações em junho. Ela diz que a expectativa é de uma resposta positiva de Lula com anúncios importantes para as mulheres.

A Marcha das Margaridas é realizada desde o ano 2000, sempre no mês de agosto. É uma homenagem à líder sindical Margarida Alves, que foi assassinada há 40 anos em Alagoa Grande, na Paraíba.

Por Renato Ribeiro - Rádio Nacional - Brasília
Edição: Daniel Ito/ Sumaia Villela

Leia a notícia completa na fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2023-08/marcha-das-margaridas-deve-atrair-mais-de-100-mil-mulheres-brasilia

Outras Notícias

Mais Notícias